A partir desta segunda-feira (5), os pacientes que precisam de remédios de alto custo poderão solicitá-los por meio do Portal Expresso. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), a novidade vai beneficiar “milhares” de usuários, que antes tinham que ir à Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), em Goiânia.
Inicialmente, a ferramenta ficou disponível apenas para moradores do interior e, a partir de agora, está disponível para todos os goianos. Para solicitar o medicamento, o usuário deve acessar o Portal Expresso e procurar pelo serviço Solicitar Medicamentos de Alto Custo – CEMAC JB. “A identificação deve ser feita por meio do login e senha utilizados na plataforma gov.br”, explica a pasta.
A autorização para retirada do medicamento pode levar até cinco dias. Atualmente, o Juarez Barbosa disponibiliza 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças, entre elas síndromes graves e problemas de saúde crônicos. Conforme levantamento da SES, a unidade presta atendimento a mais de 1,3 mil pessoas por dia e possui 60 mil pacientes ativos cadastrados.
O diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, destacou a importância da ferramenta digital. “Antes, a pessoa entregava os documentos na central, esperava a resposta e depois tinha que levar a documentação novamente, caso faltasse algum documento. Após isso, tinha que voltar para buscar o medicamento. O novo sistema diminui o vai e vem do usuário”, explicou.