Um grupo de brasileiros declarou lealdade ao líder do Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al-Baghdadi, por intermédio do aplicativo Telegram, informou nesta segunda-feira o SITE Intelligence Group, site especializado em monitoramento de atividades jihadistas.
De acordo com a diretora da empresa americana, Rita Katz, esta é a primeira vez que um grupo da América Latina declara apoio aos jihadistas do EI.
Katz, por meio de sua conta no Twitter, lembrou que a declaração realizada pelo grupo pelo canal 'Ansar al-Khilafah Brasil' ocorre a menos de um mês do começo dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O grupo disso no Telegram que "se a polícia francesa não consegue deter ataques dentro do seu território, o treinamento dado à polícia brasileira não servirá em nada".
O governo anunciou que reforçará o plano de segurança para o evento após o atentado perpetrado na quinta-feira passada em Nice, na França, no qual morreram mais de 80 pessoas morreram.
As autoridades anunciaram que intensificarão os controles durante a competição, que começa no dia 5 de agosto. Os quatro suspeitos fazem parte de uma lista de 40 pessoas cujas credenciais foram negadas pelo Comitê Organizador dos Jogos após receber alertas emitidos por agências de inteligência de outros países.