O trecho Avenidas Goiás que faz cruzamento com a Perimetral, em Goiânia, foi parcialmente fechado nesta quarta-feira (7) para dar início ao içamento das vigas do viaduto que faz parte das obras do BRT Norte-Sul.
Entre sábado (10) e sexta-feira (16), a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) irá colocar as 36 vigas que dão forma à estrutura em seus lugares. Durante os dias da etapa da obra, o trânsito do local terá alterações. São 27 vigas de 33 metros e nove de 22 metros.
A Seinfra informa que o local não terá interdições completas porque o trecho é pequeno, sem necessidade de desvio de rota, apenas uma alteração de 100 metros, o que não causa um grande impacto para o motorista que trafega pelo local. O espaço estará sinalizado corretamente e o aplicativo de navegação Waze também já foi informado da obra. A secretaria lembra que podem ocorrer interdições momentâneas, por isso, recomenda não passar pela via.
“Optamos iniciar esta nova etapa do BRT no fim de semana exatamente para evitar o trânsito intenso e durante a semana serão intervenções pontuais. No fim, teremos uma obra importante para a cidade que vai mudar positivamente o transporte público e a vida de seus usuários”, explica o titular da Seinfra, o engenheiro Fausto Sarmento.
Outro trecho da Avenida Goiás, entre a Rua 2 e a Praça Cívica, sentido Sul, segue interditado, também para obras do BRT. A Rua 1, entre a Rua 8 e a Avenida Goiás, está liberada apenas para acesso local, de moradores e comerciantes.
De acordo com a Seinfra, todos os trechos fechados ou com desvios contam com equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) para orientar os condutores em relação às novas rotas.
O BRT Norte-Sul tem extensão de 21,7 km e foi dividido nesses dois trechos: o trecho I, do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, e o trecho II, do Terminal Recanto do Bosque, na região Norte da cidade, passando pela Praça do Trabalhador, Praça Cívica, Praça do Cruzeiro e chegando até o Terminal Isidória, na região Sul. A expectativa da administração municipal é entregar o trecho II do BRT em outubro de 2021 e o trecho I apenas no próximo ano. (Luiz Phillipe é estagiário do GJC em convênio com a UFG)