Geral

Por que dormimos tão mal fora de nossas camas?

Pixabay

Em nossa sociedade obcecada com o trabalho, dormir o suficiente todas as noites é uma das tarefas mais importantes e difíceis que nós temos.

Se há uma coisa que é pior do que uma noite de sono ruim em nossas próprias camas, é uma noite de sono ruim em uma cama que não é nossa. 

Muitas pessoas acordam cansadas e não conseguem descansar seus corpos quando dormem em um ambiente em que elas não estão acostumadas. Mas, porque isso acontece? 

Os cientistas do sono, Masako Tamaki e Yuka Sasaki, descobriram que quando dormimos em um ambiente que não estamos acostumados, apenas metade do seu cérebro realmente dorme.

Quando dormir em um lugar desconhecido, o hemisfério esquerdo do seu cérebro permanece ativo, em um efeito conhecido como "Efeito da Primeira Noite" (FNE em inglês).

Os cientistas do sono têm conhecimento sobre o FNE em humanos há décadas, mas até agora eles não tinham compreendido como ele funciona. 

A experiência de Tamaki e Sasaki descobriu que as pessoas que estavam dormindo em um lugar desconhecido eram mais propensas a reagir a qualquer barulho ou movimento, o que os pesquisadores chamaram de "estímulos externos desviantes", que são os sons que o cérebro pode perceber como uma ameaça no novo ambiente.

Sasaki explicou em seu estudo conjunto que esse sistema é muito comum em outros animais: "Nós sabemos que os mamíferos marinhos e algumas aves dormem com um hemisfério do cérebro ativo. Nossos cérebros podem ter uma versão reduzida desse sistema."

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI