Os preços de produtos usados no preparo de comidas típicas de festas juninas sofreram variação de até 526% este ano, segundo um levantamento feito pelo Procon Goiás entre os dias 8 e 16 de junho. De acordo com o órgão, o quilo do gengibre, por exemplo – utilizado para o preparo do quentão – foi encontrado, em Goiânia, com o preço mínimo de R$ 4,79 e máximo de R$ 29,90.
O Procon verificou também os preços de 78 outros produtos, como fubá de milho, milho de pipoca, leite de coco, coco ralado, mistura para bolo, creme de leite, leite condensado, amendoim, canjica, paçoca, pé de moleque, condimentos, bebidas e itens de hortifruti. A comparação foi feita em itens da mesma marca e peso, em dez supermercados da capital.
O órgão informou ainda que os produtos destinados à preparação das comidas típicas nesta época do ano – com exceção dos itens de hortifruti e bebidas – sofrem um aumento anual médio de 11,94%. Entretanto, em itens individuais, o aumento pode chegar a até 44%.
Procon Goiânia
Outra pesquisa realizada pelo Procon Goiânia revelou uma variação de 276% no preço do milho de canjica, 233% no pacote de pão de cachorro-quente, 48% no milho de pipoca, e 17% na paçoca. Foram analisados 29 produtos típicos desta época do ano, entre os dias 8 e 15 de junho.
Orientações
Os órgãos de defesa do consumidor aconselham sempre que o consumidor pesquise bastante antes da compra desses produtos. “Neste caso, é interessante elaborar uma lista com os produtos necessários antes de sair às compras e comparar os preços em pelo menos três estabelecimentos. Se possível, fracione a compra”.