Geral

Presencial e delivery, Brasil Sabor chega na 15ª edição com 80 restaurantes de Goiás

Rogério Neves
Moqueca de tilápia e banana da terra do Aquarius

Culinária regional e internacional, frutos do mar, pratos clássicos ou releituras. Opções para todos os gostos integram a 15ª edição do Brasil Sabor, festival gastronômico que conta com a participação de 80 restaurantes em Goiânia, Pirenópolis, Caldas Novas, Alto Paraíso e São Jorge. O evento começa nesta sexta-feira e segue até o dia 30 em formato híbrido, com possibilidade de atendimento presencial ou delivery. Há também a opção de retirada no local.

Cada restaurante desenvolveu ou recriou um prato de seu cardápio, que ficará disponível no período do festival. Com valores promocionais a partir de R$ 29,90, a aposta é na diversidade de ingredientes, texturas e aromas e na identidade gastronômica de cada estabelecimento. A lista completa dos participantes e pratos inscritos pode ser conferida em www.brasilsabor.com.br.

O festival é um projeto realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e em 2021 tem o objetivo de resgatar e valorizar a pluralidade gastronômica, além de fomentar a retomada e funcionamento dos estabelecimentos que foram prejudicados pela pandemia. O evento não realiza premiação de melhor prato, mas vai presentear a casa mais bem avaliada, o garçom que melhor vender e um cliente, escolhido por sorteio. As regras também podem ser conferidas no endereço eletrônico do festival.

Cardápio variado

São 47 restaurantes participando em Goiânia, 12 em Caldas Novas, 13 em Pirenópolis e 8 em Alto Paraíso e São Jorge. Sabores tipicamente goianos estão participando, como na proposta da Casa Do Celso, na capital, com o prato Terras de Goiás, criado exclusivamente para a ocasião: linguiça de coxa e sobrecoxa de frango temperada com pequi e assada na brasa, angu de milho verde e quiabo assado com cebola, alho e tomate. “O prato foi pensado a partir da memória da comida típica da roça, do interior de Goiás, com ingredientes da nossa terra”, diz a descrição.

Para os amantes de arroz com pequi que estiverem em Alto Paraíso e São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, três releituras do clássico estão disponíveis nos restaurantes Coisas da Drica, Santo Cerrado Risoteria e Zus Bistrô. Um toque de sofisticação foi dado à tradicional rabada na opção do botequim Glorioso, em Goiânia: o arroz de rabada é finalizado com agrião para criar contraste de sabores e acompanha farofinha cítrica, trazendo frescor e crocância.

Se a vontade é de peixe e frutos do mar, há opções como a moqueca de tilápia e banana da terra do Aquarius Jardim da Luz, e o Camarão Jangadeiro do Boteco Posto 15, ambos em Goiânia. No Posto 15, um arroz cremoso com queijo com toque defumado de bacon recebe camarões e banana. Em Caldas Novas, o Tucunaré na Chapa do Varanda’s, e em Pirenópolis a Bacalhoada do Beco, do restaurante Beco da Lua.

Opções para compartilhar estão presentes em estabelecimentos de todas as cidades participantes. O bolinho de carne de abóbora do Zaza Café, em Pirenópolis, é servido com molho de pequi apimentado. Também para petiscar, o Boulevard Chope Bar, em Caldas Novas, apresenta o dadinho de polenta com carne de sol. A jantinha, queridinha dos goianos, não poderia faltar e é a aposta do Restaurante Seriema, em São Jorge.

Divulgação
Bolinho de Carne com Abóbora do Zaza Café́
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI