O presidente interino Michel Temer acabou de assumir e já protagonizou uma gafe internacional. Temer caiu um trote feito por jornalistas de um veículo de rádio da Argentina nesta quinta-feira (12).
Esta foi uma das primeiras chamadas telefônicas que recebeu desde que foi confirmado no cargo.
Em um telefonema por volta das 9h, Temer pensava falar com o presidente argentino Mauricio Macri. Mas, na verdade, ele conversava com o jornalista Jorge García, da rádio "El Mundo".
Na curta conversa, o jornalista pergunta a Temer como ele está e o presidente interino responde. "Muito bem. Como está presidente?"
Em seguida, Temer acrescenta: "Muito obrigado presidente. Quero visitá-lo na Argentina".
Aparentemente não se trata de trote e, sim, de um equívoco.
No meio da conversa, o jornalista parece se dar conta da confusão: "Ah, me parece que está um pouco errado", mas segue a entrevista, pergunta-lhe sobre a hora em que pretende fazer seu primeiro pronunciamento e sobre a formação do ministério.
Consultada, a assessoria de Michel Temer afirmou que não iria comentar o caso.
A produtora do programa de Jorge García, Silvia Ferro disse à reportagem que fez a ligação para Temer, mas não quis esclarecer como ocorreu o equívoco.
Afirmou apenas que estava tentando falar com o presidente interino há dias e que, após a votação no Senado, decidiu voltar a tentar na manhã desta quinta.
O governo da Argentina publicou uma nota, por meio de sua chancelaria, afirmando que "respeita o processo constitucional que está em curso e confia que desfecho da situação consolide a solidez da democracia brasileira".
Confira o áudio (em espanhol) da "conversa de presidente para presidente":