Um aluno negro foi chamado de macaco durante uma briga com uma professora. O caso aconteceu na segunda-feira (19) no Instituto de Educação Clélia Nanci, na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro.
A professora, identificada como Nádia Restum, foi denunciada por injúria racial e só foi afastada da escola na quarta-feira (21).
"O meu filho estava em sala com a turma. Antes de a professora chegar, ele e colegas juntaram mesas para jogar pingue-pongue. Os alunos dizem que ela chegou gritando com todos — relata Ana Silva, mãe do estudante do 6º ano: — Meu filho perguntou por que ela estava gritando, então ela disse que ele não era ninguém para questioná-la. Ela falou: “antes de olhar para mim, olhe para o seu rabo, macaco”, disse a mãe do aluno em entrevista ao Jornal Extra.
A Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro afirmou que a professora foi afastada e que não apoia nenhum tipo de preconceito. “Por determinação do secretário de Estado de Educação, a professora foi afastada imediatamente de suas funções e passará a responder sindicância. A Seeduc ressalta que repudia quaisquer formas de preconceito e discriminação”.