As mulheres foram à loucura quando uma livraria brasileira divulgou que daria desconto de 50% para elas na compra de livros no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nas lojas físicas e site (relembre aqui). Mas um detalhe da promoção revoltou as internautas: a iniciativa não é válida para obras de diversos temas, como direito, exatas, idiomas e tecnologia.
A Livraria Saraiva dividiu os títulos nas categorias mulheres com atitude, mamães, românticas, de negócios, que se cuidam, organizadas, fashionistas, geeks, religiosas, que gostam de dançar, conectadas, que curtem boa música, que fizeram história e cinéfilas.
A escolha dos temas gerou revolta na internet. Pelas redes sociais, várias mulheres protestaram que a exclusão demonstra ainda mais o machismo no Brasil. A denúncia foi feita pelo Facebook.
“Porque aquele upgrade nas vendas é obviamente bem-vindo, mas vender livro sobre Tecnologia ou Direito para mulheres não faz nenhum sentido. Elas só se interessam por fashionismo mesmo”, escreveu Rafaela Marques em uma postagem. A publicação conta com quase nove mil compartilhamentos e mais de 20 mil curtidas.
O assunto também foi parar no Twitter, com muito protesto e críticas.
Olá, @Saraiva, sua promoção é frustrante. Não repita se não der conta de fazer com qualidade. Grata.
— morango do nordeste (@jadicadenada) 6 de março de 2017
Qr dzr q a promoção da @Saraiva p as mulheres é só p livros d culinária, beleza e casa? Mulheres ñ se interessam por ciência, política...?
— Junior (@jgalvaojr) 6 de março de 2017
só eu achei a promoção da saraiva machista? mulher só se interessa por casa, romance, beleza e moda por acaso?
— gabriela (@rlhysand) 6 de março de 2017
Tava animada pra comprar livrinhos pro doutorado na @Saraiva mas pelo jeito da promoção eles acham que mulher não precisa fazer doutorado 😁
— Criptocomunista (@Anakoe) 6 de março de 2017
sobre aquela promoção da saraiva gente..... que triste pic.twitter.com/oBvLRzqPbn
— saninha (@jaurgy) 5 de março de 2017
depois de ver muita reclamação, fui olhar a promoção de dia da mulher da @Saraiva e realmente, que seções esdrúxulas ("para dançar", sério?)
— Angela Boldrini (@angelaboldrini_) 7 de março de 2017
to muito triste eu ia comprar o livro do francês na saraiva pra ter desconto mas mulheres aparentemente não podem aprender outros idiomas
— ALT LORDE (@ddaenerys) 5 de março de 2017
tava bem felizinha achando que ia comprar meu vade mecum na promoção da saraiva mas ao que tudo indica mulheres não fazem curso superior
— Nathalia Marques (@nathhmarquess) 7 de março de 2017
olá querida @Saraiva então quer dizer que a promoção da madame não abrange livros de direito e tecnologia?! mulher nem precisa disso né
— andréia cohen (@manriqueandreia) 7 de março de 2017