Um quadro do primeiro episódio da nova temporada do “Tá No Ar”, programa da Rede Globo apresentado por Marcelo Adnet, vazou nas redes sociais e acabou gerando enorme repercussão por abordar racismo e “privilégio branco” de forma brilhante. O programa vai ao ar no dia 24 de janeiro, mas já está disponível no Google Play.
O vídeo foi publicado na página Pensador Anônimo, do Facebook, na terça-feira (17). Em menos de dois dias, o vídeo já possui mais de dois milhões visualizações e quase 60 mil compartilhamentos.
No quadro, Adnet e sua equipe remontam uma propaganda do Banco do Brasil para abordar os temas. Inicialmente, um homem é servido por um negro e afirma ser sempre bem atendido nos melhores restaurantes.
Depois um jovem comenta ter tido “acesso às melhores escolhas e universidades públicas do Brasil”. Nenhum negro é visto na sala. Uma mulher é atendida por um médico também de pele branca falando sobre o atendimento em planos de saúde, enquanto uma mulher negra, aparentemente uma enfermeira, deixa algo na sala.
Cenas similares se repetem com uma mulher negra servido café para empresários bem sucedidos e outra barrada em um banco.
No fim do vídeo, o narrador conclui que “ser branco no Brasil é ter um tratamento diferenciado, todos os dias, 24 horas, em qualquer lugar. Branco no Brasil, há mais de 500 anos levando vantagem”.
Vários seguidores da página começaram a comentar a forma como os temas foram abordados. A maioria fez elogios à paródia e ao modo de abordagem, considerada clara e explicativa. “Sátira seríssima para iniciar um debate aberto sobre racismo no Brasil”, declarou um. “Acho que agora que está desenhado a galera da meritocracia entenda”, disse outro.