Os sintomas são os mesmos de uma gripe normal: nariz entupido, febre, calafrios, mal-estar, dores de cabeça e garganta, moleza e tosse seca, em alguns casos, vindo acompanhados de diarreia, vômito, fadiga e rouquidão. A diferença é que a H1N1 mata.
Só em Goiás, já são mais de 20 casos registrados e oito pessoas morreram em função da doença. O surto do vírus fez inclusive com que o poder público antecipasse suas medidas preventivas.
Desde ontem (11), Aparecida de Goiânia já começou a campanha de vacinação na rede pública. Em Goiânia a imunização começa hoje (12) e está sendo executada nos postos de saúde da capital. Nas demais cidades goianas, a campanha promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) também deve começar hoje.
Quem será beneficiado
Pessoas que se enquadram nos grupos de risco receberão a vacina gratuitamente. Fazem parte desses grupos crianças entre 6 meses e 5 anos, idosos a partir dos 60 anos, trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes e mulheres que deram a luz a pouco tempo, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, e pessoas privadas da liberdade deveráo ser imunizados.
Dica Meu Daqui
Diante da ameaça de um vírus como este, todo cuidado é pouco. Regras básicas de higiene como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e evitar permanecer por muito tempo em ambientes fechados e com muita gente são algumas dicas do Meu Daqui.