O transporte público na Região Metropolitana de Goiânia será gratuito no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições de 2022. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) acatou a recomendação da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) nesta sexta-feira (21).
O pedido foi realizado pela coligação ‘Juntos por Goiás e pelo Brasil - Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV). De acordo com a CMTC, no primeiro turno, que também teve a gratuidade do transporte, mais de 87 mil passageiros utilizaram os ônibus.
Conforme a Coluna Giro antecipou, a CMTC estudava, desde o início deste mês, as viabilidades jurídica e financeira da adoção do passe livre para a eleição. O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) demonstrou interesse em adotar a medida, que também tem simpatia do governo estadual.
A Companhia já encaminhou ao Redemob Consórcio as recomendações para a implementação da gratuidade nas catracas, bem como orientações aos motoristas e proibição de venda a bordo com liberação da catraca para quem não possuir o sit-pass.
Além do pedido de gratuidade, foi solicitado a CMTC que mantivesse o serviço em níveis normais e não com frota de final de semana. No entanto, a Companhia argumentou que a programação operacional planejada é suficiente e que 33 veículos reservas serão disponibilizados para eventuais trocas.
PT comemora
A presidente do PT em Goiás, Kátia Maria, que será empossada vereadora na Câmara Municipal de Goiânia no próximo ano, devido a saída do vereador Mauro Rubem (PT), que irá para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), celebrou a decisão nas redes sociais.
Segundo ela, “isso vai garantir que todas as pessoas, de diferentes classes sociais e poder aquisitivo, possam participar deste processo democrático”, disse.