Na madrugada desta sexta-feira (2) Goiás recebeu mais uma remessa, a maior já enviada até o momento, com 266.800 mil doses de vacina contra a Covid-19. Deste total, 241.800 são da CoronaVac e 25 mil da AstraZeneca. O imunizante foi levado para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), no Jardim Santo Antônio, em Goiânia, onde será realizada a contagem das doses. O governador Ronaldo Caiado (DEM) e o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, acompanharam a chegada do imunizante.
Caiado explicou que todas essas doses, por orientação do Ministério da Saúde (MS), serão destinadas a aplicação da segunda dose dos dois últimos lote aplicados em 100% da CoronaVac e da segunda dose do segundo lote da AstraZeneca aplicada em janeiro.
Com a orientação do MS para que essas doses sejam utilizadas na aplicação da segunda dose deste lote não haverá a partilha de 5% para as forças de segurança públicas, que começaram a ser vacinadas nesta semana.
O governador informou ainda que há um compromisso para o início da próxima semana da chegada de novos estoques para continuar a vacinação em primeira dose. “Vamos acreditar, a vacina tem dado resultado cada vez menos temos problema com demanda de leitos de uti.”
Segundo o governador, essa demanda menor é resultado do período em que as atividades não essenciais e econômicas estiveram suspensas. “Isso está trazendo resultados e o resultado significa vidas que nós estamos salvando neste momento.”
Caiado fez um apelo à população neste momento de abertura. “Pedimos que nestes 14 dias de abertura que realmente não exagere, não promova excessos, não promova festas, encontros. Realmente nos auxilie a poder continuar com a tendência de diminuir cada vez mais a contaminação e com isso podermos continuar sem ter necessidade de um novo período de 14 de fechamento.”
O democrata também reforçou a necessidade da aplicação da segunda dose. “É fundamental que as pessoas tenham a responsabilidade de irem aos postos de saúde para receber a segunda dose. A primeira promove uma capacidade de produção de anticorpos. A segunda dose é o reforço capas de fazer o organismo suportar o ataque do vírus. Não deixem de tomar a segunda dose.”
Já o secretário Ismael destacou que neste momento de segunda etapa do decreto é fundamental que a população coopere evitando aglomerações, usando máscaras e álcool em gel. Ele explicou que as doses após conferência serão distribuídas durante o final de semana e a aplicação da segunda dose já começa na próxima segunda-feira (5).
Assim como Caiado, o titular da SES também reforçou o pedido para que as pessoas que já tomaram a primeira dose se dirijam até uma unidade de saúde para receber a segunda dose do imunizante.