O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sempre conhecido por manter a calma perdeu a paciência durante a votação do impeachment nesta sexta-feira (26) e acabou se envolvendo em situações polêmicas.
Primeiro ele, ao tentar acalmar os ânimos senadores, acabou criando uma enorme confusão envolvendo até o Supremo Tribunal Federal (STF). Renan afirmou que ele próprio conseguiu junto ao STF desfazer o indiciamento da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e de seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo.
"Ontem, a senadora Gleisi chegou ao cúmulo de dizer aqui para todo o país que o Senado Federal não tinha moral para julgar a presidente da República. Como a senadora pode fazer uma declaração dessa, exatamente uma senadora que há 30 dias o presidente do Senado Federal conseguiu, no Supremo Tribunal Federal, desfazer o seu indiciamento e do seu esposo", afirmou.
A fala gerou forte reação entre os senadores, o que levou o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, responsável por comandar o processo, a antecipar o intervalo para o almoço.
Depois, Renan tentou se explicar e acabou chamando o Senado Federal de “hospício”. “Vossa excelência (Lewandowski) está sendo obrigado a presidir um julgamento em um hospício”, disse.
Com as falas, o presidente da casa acabou virando um dos assuntos mais comentados das redes sociais.
Confira:
Vídeo imperdível: Renan Calheiros roda a baiana no Julgamento de Dilma Rousseff. #Impeachment pic.twitter.com/xwR5s3LAnT
— Priscilla (@misscaviar) 26 de agosto de 2016
Renan Calheiros ta brabo amigo!
— Aja Direito (@Ajadireito) 26 de agosto de 2016
Renan Calheiros acabou de inventar a DELAÇÃO ESPONTÂNEA!!! #impeachment
— Karl Macülan (@carlosmaculan) 26 de agosto de 2016
Renan Calheiros diz que a burrice é infinita!
— Alexandre Duarte (@alexandreduart) 26 de agosto de 2016
Renan Calheiros confessa publicamente que fez tráfico de interesses.
Renan Calheiros