Uma ONG de proteção aos animais de Santa Catarina prestou queixa contra Rodrigo Hilbert em razão do episódio em que o apresentador causou polêmica ao abater um filhote de ovelha no programa “Tempero de Família”.
A cena foi exibida em março de 2016, quando se iniciou a sétima temporada do programa culinário. Hilbert será intimado a prestar depoimento na 14ª Delegacia de Polícia, no Leblon, na zona sul do Rio.
Na época, além de diversos comentários negativos, o público fez um abaixo-assinado online para que a emissora retirasse o programa do ar. "Porque ele assassinou ao vivo uma ovelha filhote, assassinou sorrindo, mostrando como é psicopata, monstruoso. Relatos de crianças que assistiram e não param de chorar, e perderam o apetite, e adultos também", dizia o texto da petição.
Após a repercussão negativa, o apresentador pediu desculpas e disse que a intenção era mostrar a vida de um homem do interior. "Não tínhamos a intenção de incitar qualquer violência contra animais, mas apenas de registrar o dia-a-dia desses trabalhadores que lutam para criar e alimentar suas famílias. No entanto, por também respeitar aqueles que se manifestaram contra as cenas exibidas no programa, retiraremos as imagens em questão do episódio", disse.
E ainda completou: "Vou levar isso tudo como um aprendizado. Ao mostrar o abate do animal em uma pequena fazenda, eu acreditava estar chamando a atenção para se conhecer a procedência dos alimentos, para se entender como é a cadeia produtiva do que consumimos. No entanto, qual não foi a minha surpresa ao perceber que, ao invés de passar uma mensagem de conscientização sobre o que comemos, vi surgir o ódio de muitos por mim".
Procurado por meio de sua assessoria de imprensa, o artista informou que não vai se pronunciar novamente sobre o assunto.