Os hospitais públicos estaduais prestam atendimento à população via Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente. No entanto, casos em que familiares de pacientes foram abordados, por telefone, para cobrança financeira para realização de exames foram constatados.
No final do ano passado, criminosos aproveitaram da fragilidade dos familiares de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia para cobrarem dinheiro sob argumentação de que precisavam realizar exames.
Recentemente, o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) também foi alvo do golpe. No caso do Huapa, a família que recebeu a ligação fez contato com o hospital e constatou que se tratava de um golpe. O crime chegou a ser denunciado ao 1º Distrito Policial de Aparecida de Goiânia.
Pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), unidades públicas de saúde não podem cobrar por exames ou qualquer tratamento oferecido aos pacientes, sendo de inteira responsabilidade do Estado ou do Município.
Posicionamento da unidade de sáude
A direção do Huapa ressalta que o hospital não entra em contato por telefone para repassar informações sobre o estado de saúde de pacientes, sendo tais dados informados apenas pessoalmente e para parentes de primeiro grau com documento que comprove o parentesco.
O diretor técnico da unidade, Elisandro Cunha, avisa: “qualquer ligação de solicitação de pagamento por exames, medicamentos ou procedimentos a familiares de pacientes internados na UTI do Huapa que vier a ocorrer se trata de um golpe”, alerta.
Para a coordenadora do Serviço Social do hospital, Carla Simone da Silva, esse tipo de ação delituosa afeta a credibilidade do hospital junto aos familiares, “o que tem causado desconforto e transtornos à equipe de profissionais, pois a desconfiança gera preocupação nas famílias, com impacto negativo na visão do atendimento prestado”.
Assim como o Huapa, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) tem alertado os profissionais sobre a prática do golpe. Em nota, a entidade orienta aos médicos que alertem seus pacientes sobre o problema e que não efetuem qualquer pagamento solicitado por telefone.
Assim sendo, o Huapa reforça mais uma vez que, no caso de receber algum telefonema ou ser abordado com pedidos de pagamento em nome dos médicos ou do hospital, a pessoa deve imediatamente entrar em contato com a direção da unidade.
As informações são do Goiás Agora.