As mensagens deletadas pelo WhatsApp não são, na verdade, totalmente apagadas. Tal descoberta foi feita por um especialista russo em segurança, que ainda encontrou uma forma de recuperar tais mensagens — o que significa que o app não protege totalmente a privacidade de seus usuários.
Segundo o site Olhar Digital, o processo de recuperação envolve criar uma cópia bit por bit do conteúdo armazenado na memória do celular e transferí-lo para outro dispositivo. Então, um software é capaz de reconstruir os dados, tornando-os legíveis novamente.
No caso, ao apagar uma mensagem, resquícios das informações deletadas continuam no disco, detalhe que permite a recuperação do conteúdo. Depois de reaver a mensagem, ela precisa ser decifrada. Neste momento, os especialistas recuperam também as chaves de criptografia.
Apesar de ser possível ler novamente mensagens que deviam ter sido deletadas, a boa notícia aos usuários é que, para que isso ocorra com sucesso, é necessário acesso físico ao celular e a ferramentas específicas que não são de fácil acesso. Nestes casos, policiais e autoridades jurídicas são os que mais podem se beneficiar do processo, em especial quando precisam de informações de vítimas ou suspeitos durante uma investigação.