Geral

Semana Santa terá celebração pelas redes sociais

Wildes Barbosa/O Popular
Na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, bancos são interditados para evitar aglomeração de fiéis

Com o Domingo de Ramos (28) a Igreja Católica deu início à sua principal semana litúrgica. Em Goiás, em 2021, a Semana Santa será um pouco diferente do que ocorreu no ano passado, quando o início da pandemia do coronavírus impediu qualquer participação de fiéis nas celebrações.

Este ano, em razão do decreto estadual, os fiéis poderão ocupar 30% da capacidade de cada templo religioso, mas algumas localidades estão adotando determinações municipais. A grande maioria das paróquias vai transmitir as celebrações pelas redes sociais e por veículos de comunicação. Em nenhuma haverá procissão, um dos emblemas da Semana Santa.

Em seu endereço na internet, a Arquidiocese de Goiânia já colocou à disposição das 121 paróquias dos 27 municípios da Região Metropolitana que abrange, o livreto da Semana Santa. A publicação está ancorada em duas motivações: o fato de que a Semana Santa é o “coração do Ano Litúrgico” e a participação ativa e consciente dos fiéis. No livreto estão as orientações sobre os ritos.

Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, a Catedral Metropolitana em Goiânia, e coordenador do clero da Arquidiocese de Goiânia, o padre Carlos Gomes Silva disse que as atividades nas paróquias com a presença de 30% dos fiéis começam nesta quarta-feira (31), obedecendo todos os protocolos de segurança sanitária, como aferição de temperatura, higienização nos intervalos e distanciamento social.

Na Catedral, cerca de 180 pessoas poderão participar presencialmente das celebrações, com agendamento prévio junto à secretaria da paróquia.

Na terça-feira (30) e quarta-feira (31,) a missa celebrada na Catedral de Goiânia às 19 horas será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese e da Catedral.

A partir de quinta-feira, 1º de abril, até o Domingo de Páscoa (4), as celebrações poderão ser acompanhadas também pela PUC TV. A missa da instituição da Santa Ceia, na quinta-feira (1º), não terá em 2021 o tradicional lava-pés.

Fiéis pré-agendados poderão participar da adoração da cruz, a partir das 15 horas na sexta-feira (2), da vigília pascal no sábado (3) e da missa da Páscoa no domingo (4) que será transmitida às 17h30.

“O momento é de lembrar que Jesus fez tudo por amor a nós”, afirma padre Carlos Gomes. “Nesse período difícil que estamos passando, o convite é para que, como Ele, possamos pensar mais no outro. O egoísmo é tão grande que faz com que as pessoas fiquem irresponsáveis”, disse o religioso, em relação à resistência ao isolamento social. “Para ressuscitar em Cristo é preciso respeito à vida do outro”, afirmou.

Para o padre Cristiano Faria dos Santos, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, em Goiânia, “os meios de comunicação, neste momento, são imprescindíveis”.

Segundo o religioso, as casas que foram transformadas em escolas e escritórios também podem se tornar igrejas para as celebrações da Semana Santa. “Este é um tempo de oração. É necessário celebrar, viver algo importante que nós fazemos através dos ritos litúrgicos da Semana Santa, que exige de nós parar e viver esse tempo de espiritualidade através da liturgia”, disse.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI