A notória detenta Suzane von Richthofen foi pré-selecionada para adquirir empréstimos para pagar um curso de Administração em uma faculdade católica em Taubaté (SP). Suzane está presa na Penitenciária Santa Matia Eufrásia Pelletier, em Tremembé (SP).
O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2017 foi divulgado nesta segunda-feira, 13. A lista de pré-selecionados na chamada regular, onde estava o nome de Suzane, pode ser consultada no site do programa.
A detenta terá de amanhã, 14, ao dia 20 para concluir a inscrição no Sistema de Financiamento ao Estudante. Para os que ficaram na lista de espera, o prazo é até o dia 3 de março.
A pré-seleção de Suzane assegura apenas a expectativa de direito à vaga. A contratação do financiamento dependerá da conclusão da inscrição no SisFies e do cumprimento das demais regras e procedimentos do programa.
O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensino a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes e o limite mensal passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil. O candidato deve ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento dessa renda.
Nesta edição, são ofertados 150 mil financiamentos, com prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde. O programa valoriza também os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do Ministério da Educação.
Caso Richthofen
Suzane Richthofen foi presa pelo homicídio dos pais, Manfred e Marísia von Richthofen. Os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos ajudaram Suzane a cometer o crime na época.
De acordo com as investigações, Suzane e Daniel tinham um relacionamento que não tinha o apoio das famílias.
A mando de Suzane, Daniel e Cristian mataram o casal Richthofen, com o objetivo de dividirem a herança milionária. Suzane está cumprindo 39 anos e 6 meses de prisão.