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Terminal Cruzeiro recebe força-tarefa para cadastro na Tarifa Social de Energia

Divulgação

A força-tarefa para cadastramento de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), realizada pela Equatorial Goiás em parceria com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, começou nesta segunda-feira (9) no Terminal Cruzeiro, localizado no Jardim Nova Era, em Aparecida de Goiânia. Os atendimentos serão feitos durante 12 dias, até 20 de setembro, das 13h às 19h, dentro do terminal.

Cerca de 400 mil famílias estão aptas a receber o benefício em Goiás, que dá desconto de até 65% na fatura de energia, mas ainda não fizeram o cadastro. A parceria, que é uma iniciativa da Equatorial Goiás e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), começou no dia 20 de maio no Terminal Isidória e já passou pelos terminais Bandeiras, Araguaia, Goianira, Novo Mundo, Paulo Garcia, Senador Canedo e Parque Oeste. 

Durante a ação também será possível realizar o cadastro na promoção Energia em Dia, que sorteia prêmios mensais para os clientes da distribuidora que se mantiverem em dia com suas contas de energia. Ao todo, o cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus.

“Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem garantir desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício", afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira.
 
O cadastro é realizado por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 10 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) até que os 400 mil beneficiados sejam atendidos.
 
A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio.
 
Outros pontos
 Além dos terminais, é possível realizar o cadastro nas agências de atendimento presencial da Equatorial Goiás e nos Centros de Referência em Assistência Social, os Cras. Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.
 
A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023.
 
Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.
 
Onde se cadastrar 
- Agências de Atendimento Presencial
- Postos Credenciados de Atendimento Presencial
- Central de Atendimento 0800 062 0196 - ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia.
A família precisa estar com o cadastro único atualizado no Cras e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC.
 
Descontos
A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo:
- Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%; 
- De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor; 
- De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%; 
- Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício. 
As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores
- As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
- De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês; 
- De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh. 
- Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.
 

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