Geral

TV marroquina ensina maquiagem para esconder violência doméstica e causa revolta

Reprodução/ Twitter

No Marrocos, a violência contra a mulher é passada despercebida aos olhos da sociedade e não há uma só lei que seja capaz de conter a incidência do crime ou que puna o agressor, uma vez que a prática, sequer, é considerada um tipo de crime. Desta forma, uma TV marroquina acreditou que estaria fazendo um ‘bem’ às mulheres de seu país, as ensinando um tipo de maquiagem capaz de esconder as marcas de agressão. Contudo, o vídeo gerou revolta nas redes sociais e repercutiu em todo o mundo.

Nele, uma modelo com marcas de espancamento aparece deitada enquanto a maquiadora explica o passo a passo. Ao final do programa, a apresentadora, inclusive, reforçou que a ideia era que a ‘dica de beleza’ “ajudasse a seguir o dia a dia”.

O programa foi ao ar no dia 23 de novembro. Dois dias antes do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Em um país onde as mulheres são vistas como propriedade dos homens e que o código penal não só permite que um estuprador escape da acusação e de uma longa sentença de prisão ao se casar com a vítima, mas ainda coloca a mulher como suspeita do crime – ao questioná-la sobre o consentimento no ato –, o tutorial tem sido encarado pelo mundo como uma afronta aos direitos humanos e das mulheres.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI