Você tem certeza que o pintado que você compra só leva o nome na placa do supermercado ou se é mesmo um real exemplar da espécie? Nem sempre isto é uma tarefa fácil, mas tem uma maneira bem simples de virar um ‘doutor’ no assunto ou, simplesmente, não comprar caranha por pintado.
A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou em Brasília, nesta terça-feira (22), um manual de inspeção para identificação de espécies de peixes. O objetivo é ajudar na fiscalização, mas ele pode salvar o consumidor na hora de escolher o pescado.
O manual identifica quase cem espécies nacionais e importadas de peixes embalados, principalmente na forma de filés. São produtos que podem ser facilmente fraudados e enganar o consumidor. É o caso do linguado, um peixe caro, que pode ser substituído pelo alabote ou panga. Enquanto o quilo do filé de panga custa R$ 15, o de linguado é vendido, no mínimo, pelo dobro.
O melhor de tudo é que o material está disponível para todo mundo na internet. Você pode acessar on-line ou baixar acessando aqui.