Atualizada às 10h46.
A umidade relativa do ar pode chegar a 12%, nas regiões Oeste, Sudoeste e Central de Goiás, durante a tarde desta quarta-feira (18). Caso esse índice se repita por dois dias consecutivos será considerado estado de emergência. No sul goiano, o índice pode atingir 13%, enquanto no norte e no leste, 14%, caracterizando estado de alerta. Não há previsão de chuvas.
O boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) prevê ainda que a umidade relativa do ar não deve ultrapassar os 55% em todas as regiões do Estado. A massa de ar seco e quente permanece atuando sobre a região Central do Brasil e com isso a quarta em Goiás será de céu claro, sem presença de nuvens e com temperaturas máximas em elevação durante o dia.
Em Goiânia, a temperatura máxima pode atingir 34°C nesta tarde. Ontem, a máxima chegou a 34,5°C em algumas regiões da capital e a umidade relativa do ar ficou em torno de 14% durante a tarde.
Umidade relativa do ar em queda
Índices da umidade relativa do ar abaixo de 60% são considerados inadequados para a saúde humana, segundo estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Veja alguns cuidados a seres tomados:
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
- Evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas
- Evitar aglomerações em ambientes fechados
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas
- Redobrar a atenção os cuidados com a saúde e a hidratação de idosos e crianças
Abaixo de 12% - Estado de Emergência (após dois dias consecutivos)
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta
- Interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h
- Manter os ambientes internos úmidos
- Suspender coleta de lixo e entrega de correspondências.