A umidade relativa do ar em algumas regiões de Goiás deve ficar em torno de 20% nesta semana, variando assim entre os estados de atenção e alerta. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) informa que para esta semana a previsão é de tempo estável, com sol e sem chuva.
No início desta segunda-feira (8) pode ocorrer nas primeiras horas o céu apresentar um aspecto de nublado, mas com o raiar do dia o sol brilha forte em todas as regiões.
Ainda no período da manhã as temperaturas mínimas devem permanecer amenas, mas devem se elevar ao longo do dia. Também durante a tarde a umidade relativa do ar deve apresentar queda em seu índice e com isso a população deve redobrar os cuidados com a pele e a ingestão de água.
Além da capital que pode apresentar umidade relativa do ar em torno de 20% no período da tarde, nas regiões Oeste e Norte os índices podem chegar a 18%. Já no Centro e no Sudoeste deve permanecer em torno de 20% e em 22% no Sul e no Leste do Estado.
Umidade relativa do ar
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana e mediante isso foi adotada uma escala psicrométrica que aponta os níveis de criticidade da umidade do ar, classificados em atenção, alerta e emergência. Confira os índices e cuidados a seres tomados.
Entre 21 e 30% - Estado de Atenção
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.;
- Consumir água à vontade.
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas.