Uma frase dita pelo padre Fábio de Melo sobre a violência doméstica tem gerado polêmica nas redes sociais. Em trecho de vídeo gravado em 2006, o padre queridinho da internet afirma que “não é nenhuma palavra nem um grito que vai dizer ‘não me bata’, mas é o seu jeito de ser mulher”.
“O agressor só se torna agressor porque a vítima o autoriza”, completa.
Já temos a polêmica da semana com o Padre Fábio de Melo. Este moço não tá batendo bem. https://t.co/8EUqFnAF5H pic.twitter.com/q9zVHOQRjG
— Thiago Pasqualotto (@thiago_p) 27 de junho de 2016
Segundo os internautas com a declaração, Fábio de Melo teria transferido a culpa para a vítima ou que ele tenha usado as palavras erradas. Para muita gente, o compartilhamento do vídeo tinha como único motivo criar polêmica.
Em entrevista ao site BuzzFeed Brasil, o padre respondeu as críticas. Ele disse que tentava chamar atenção que a ausência de denúncia reforça o papel do agressor. Nunca fui adepto do discurso ‘a culpa é da vítima’. É odioso pensar assim”, relatou.
“O que me assusta é a postura das pessoas descredenciando minha luta pelos direitos humanos, taxando-me de misógino. Fazer uma leitura hoje com uma palestra que tem 10 anos é desconsiderar o avanço que todo ser humano pode fazer em relação aos assuntos”.
A justificativa também foi usada para responder críticas de internautas e até pediu perdão pelo possível ‘close errado’.
@pefabiodemelo @alilianwho mto facil subir no palanque e ditar regra de comportamento pra vitima de violencia domestica!! Pior: culpa la!!!!
— Silvana (@srsilrib) 27 de junho de 2016
O @pefabiodemelo fala como se bastasse a denúncia né. O buraco é muito mais embaixo e sua pregação não contribui em nada com o problema
— Lilian (@alilianwho) 27 de junho de 2016
@pefabiodemelo @thiago_p Thiago na boa,resgatar um vídeo de 2006 pra polemizar em plena segunda é complicado,pelo jeito vc não entendeu nada
— Fabi Morais (@FabianeMorais10) 27 de junho de 2016
@pefabiodemelo @thiago_p Cada um só entende oq quer e lhe é conveniente. De nada adianta explicações se a pessoa não está aberta entender.
— Aline Guimarães (@AlineG86) 27 de junho de 2016
@thiago_p óbvio q não. Por medo. Mas por não denunciar, acaba sofrendo mais agressões. Acho q foi isso q ele quis dizer.
— Simone (@SimonedCamargo) 27 de junho de 2016
@thiago_p longe de mim apoiar agressões a quem quer q seja. Mas estamos julgando um trecho do vídeo
— Simone (@SimonedCamargo) 27 de junho de 2016
@alilianwho ,denunciar a agressão, pedir proteção, já é alguma coisa. Ficar paralisados pela complexidade da questão não é inteligente.
— Snap: fabiodemelo3 (@pefabiodemelo) 27 de junho de 2016
Prezado @thiago_p , o vídeo creio ser de 2006. Na época eu falava das mulheres que não denunciam os agressores. Eu motivava a denúncia.
— Snap: fabiodemelo3 (@pefabiodemelo) 27 de junho de 2016
Peço perdão. Eu nunca pretendi dizer que a vítima é culpada. Apenas salientei que a não denúncia reforça o agressor. https://t.co/s4JqvLObN4
— Snap: fabiodemelo3 (@pefabiodemelo) 27 de junho de 2016