A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 – também conhecida como Influenza A - iniciará no próximo dia 12 de abril, em parte do Estado de Goiás. A antecipação foi anunciada na quarta-feira (6) pela Secretaria de Estado da Saúde.
Inicialmente, as vacinas seriam disponibilizadas na rede pública somente a partir do dia 30 de maio. A data foi alterada na tentativa de reduzir as mortes pela doença. Até agora cinco pessoas morreram em Goiás com Influenza A.
No dia 12, 61 municípios começam a vacinação, entre eles Goiânia e Região Metropolitana da capital, Regional de Saúde Pirineus – sede em Anápolis - e Região Centro Sul - sede em Aparecida de Goiânia.
Os demais 185 municípios devem iniciar a campanha no dia 18 de abril. A data de encerramento continua a mesma, no dia 20 de maio.
A meta é vacinar em todo o Estado 80% da população que integra o grupo de risco, que corresponde a cerca de 1,5 milhão de pessoas.
Após receber a vacina, a pessoa demora cerca de duas semanas para ficar protegida contra o vírus.
Grupos de risco
São classificadas como grupo prioritário, que receberá a imunização, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas, população privada de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.