Atualizada às 12h54.
No final da manhã desta segunda-feira (18) chegaram ao aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, as 183.080 doses da vacina contra Covid-19. O imunizante, produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foi transportado em um avião da Força Área Brasileira (FAB), modelo KC-390 Millennium.
Uma operação integrada entre a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) com oito equipes fará a escolta das doses. Segundo o Superintendente da PRF, Luiz Fernando Naves, o destino da escolta não será divulgado por segurança. A escolta será feita do aeroporto ao local de armazenamento em velocidade baixa e tem duração de vinte minutos.
Anápolis, na região Central do Estado, deve ser o primeiro município a iniciar a imunização. No início desta manhã, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, informou que a vacinação começa pela cidade como uma forma de retribuição a população que recebeu os brasileiros que estavam em Wuhan, no ano passado, no início da pandemia. “Anápolis tem que ser também homenageada para mostrar uma retribuição ao que o povo fez.”
No município, localizado na região Central do Estado, uma pessoa idosa que mora em um abrigo será a primeira a ser vacinada contra a doença. A informação foi confirmada pelo Prefeito Roberto Naves, em um vídeo publicado em suas redes sociais.
De acordo com o prefeito, a vacinação simbólica acontecerá às 17h, em uma unidade de saúde do Leblon. O evento contará com a presença do governador Ronaldo Caiado.
Doses
A entrega das doses aos Estados brasileiros foi realizada no início desta manhã no Departamento de Logística em Saúde (DLOG), em São Paulo. Participaram do evento, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o governador Ronaldo Caiado (DEM), o secretário de estado de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, e governadores de outros estados.