Felicidade parece, realmente, durar bem pouco. A possibilidade das empresas limitarem a internet fixa voltou a existir na quinta-feira (2) após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informar que não vai mais proibir as empresas de criarem franquia de dados também para a Wi-Fi.
A reação negativa dos usuários e diversas instituições de defesas do consumidor fez com que o limite de consumo para banda larga fosse suspenso em Abril, pela Anatel.
O presidente da agência, João Rezende, em um evento em São Paulo, disse que a decisão tem como objetivo acabar com a interferência da agência no negócio das operadoras.
Rezende ressaltou ainda acreditar que o maior problema do limite de dados seria a falta de ferramentas para monitoramento do consumo.
O secretário de inclusão digital e internet do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Maximiliano Martinhão, também estava presente no evento e afirmou que o processo teve “falha muito grande de comunicação”. Isto teria gerado a reação dos clientes.
Segundo Martinhão, a medida é prevista em legislação e “abusos não serão aceitos no processo de estabelecer franquias”.