Atualizada às 18h17min
Dez pessoas precisaram de atendimento médico depois de serem intoxicadas por vazamento de amônia em um frigorífico, no Jardim Botânico, em Goiânia, na tarde desta sexta-feira (25). O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CMB-GO) foi acionado e encaminhou as vítimas para os Cais Novo Horizonte e Cais Bairro Goiá.
A reportagem apurou que sete pessoas foram levadas para o Cais Novo Horizonte. Cinco delas estão bem, sem ferimentos, e outros dois estão em observação, sem risco de morte, mas com queimaduras no sistema respiratório e nos olhos. A médica Michele Luz explicou que esse tipo de intoxicação provoca muitas dores, mas não oferece risco de morte.
Não houve explosão e o vazamento de gás foi localizado. A situação foi controlada e as atividades da empresa retomadas.
Intoxicação por amônia
Em frigoríficos, a amônia é utilizada principalmente em sistemas de refrigeração. Os efeitos da sua inalação dependem do nível de exposição à substância. O gás provoca queimaduras no sistema digestivo e respiratório (boca, laringe, faringe) e pode levar a sangramento nasal e labial, conjuntivite, bronquite, redução da oxigenação e danos nos rins.