Um novo equipamento promete desvendar a senha de dispositivos com iOS e está causando uma euforia entre os mais curiosos. Porém, os interessados vão precisar desembolsar uma grande quantidade de dinheiro. A versão mais barata do GrayKey tem um preço sugerido a partir de US$ 15 mil, algo em torno de R$ 50 mil.
A novidade tem sido usado por agências de segurança para desbloquear iPhones de suspeitos na participação de crimes. A revista Forbes teve acesso a documentos com alguns detalhes do GrayKey.
A empresa responsável pela fabricação do equipamento ainda é misteriosa e seria administrada por membros de algumas agências de inteligência dos Estados Unidos e um ex-funcionário da Apple.
Como funciona
O acessório é uma pequena caixa que se conecta ao iPhone e usa uma técnica de força bruta, quando há milhares de tentativas em pouco tempo para descobrir o código correto. O tempo médio para descobrir a senha é de duas horas, mas pode levar mais tempo caso o código contenha mais de seis dígitos.
Depois do desbloqueio, todo o conteúdo do dispositivo é baixado para o GrayKey. Não há informação se o iPhone voltaria a funcionar normalmente depois da exportação dos dados para o dispositivo.