Sabemos que é melhor evitar alimentar cães e gatos com sobras de comida, mas às vezes, muitos donos não resistem aos pedidos e olhares de seus animais e acabam dando alimentos que podem ser prejudiciais para o organismo desses bichinhos.
O alimento que nós comemos todos os dias nem sempre vai fazer bem para animais de estimação. Algo que é seguro para seres humanos comerem pode ser extremamente tóxico para o seu bichinho.
De acordo com a Professora de nutrição de cães e gatos da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Kellen de Sousa Oliveira, itens como doces, frutas e até mesmo peixe cru são apenas alguns exemplos de alimentos podem ser potencialmente perigosos para os animais de estimação.
"Alguns alimentos que consumimos em nossa dieta diária podem causar no seu animal de estimação problemas digestivos leves, enquanto outros podem causar doenças graves e até a morte." Para evitar esse tipo de problema, saiba quais são os alimentos que você não deve dar para o seu bichinho:
Chocolate
Você já deve ter ouvido falar que você nunca deveria alimentar um cão ou gato com chocolate, e há uma razão muito boa para isso. Esses doces que muitas pessoas adoram contém estimulantes da cafeína conhecidos como metilxantinas. Se ingeridod em grandes quantidades, o chocolate pode causar vômitos, diarréia, batimentos cardíacos irregulares, convulsões e até a morte.
Uvas e passas
Enquanto esta fruta é nutritiva para você, ela é tóxica para cães e gatos e pode causar insuficiência renal.
Cebolas
As cebolas podem fazer você chorar, mas elas podem fazer o seu cão e gato ficarem muito doentes, causando danos em suas células vermelhas do sangue.
Abacate
As folhas de abacate, a fruta, as sementes e as cascas contêm uma toxina chamada Persin que pode causar dores de estômago e dificuldades respiratórias.
Álcool
Beber uma pequena quantidade de álcool pode resultar em uma intoxicação séria para um cão ou gato, o que pode levar ao vômito, convulsões e mesmo a morte.