Meu Bichinho

Cães levam alegria a pacientes com câncer em hospital de Goiânia

Ingoh
Paciente em atendimento no Ingoh recebe visita de animais

Pela primeira vez, pacientes com câncer do Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh) receberam a visita dos cachorros do Programa Terapia Assistida por Cães. Lord, Sirius, Hiena e Sansão, junto aos seus tutores passearam pelos corredores da unidade, no Setor Sul, em Goiânia e além dos pacientes da oncologia, visitaram laboratório e centro médico. Voluntários do Banco de Sangue também foram surpreendidos com a presença dos pets.

A visita integra o projeto de humanização do instituto e a presença dos animais tem como objetivo proporcionar mais leveza ao ambiente e diminuir a ansiedade e a angústia dos pacientes. Isabel de Melo é paciente da unidade e faz uso da touca inglesa - equipamento que auxilia na redução da queda dos cabelos, em pacientes com câncer de mama. “Impossível não se emocionar, eu adorei essa alegria que eles trouxeram para o quarto. Olha só, preencheu todo o espaço com essa animação! Amei!", comentou Isabel.

Coordenadora de Qualidade do Ingoh, Juliana Correa explica que estudos comprovam os benefícios psicossociais proporcionados pela interação entre animais e seres humanos. Outra paciente em atendimento, Délia Carvalho ficou surpresa com a ação e acabou pegando Sírius no colo. “Como assim?! Que delícia de visita! Eu não estou acreditando! Olha só, meu remédio já até acabou e eu nem percebi! Que maravilha ter vocês aqui!”.

Visita precisa ser supervisionada

A visita foi realizada com a supervisão do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da unidade. O Ingoh afirma que providenciou todas as medidas para garantir a segurança de pacientes e doadores, incluindo a higienização das mãos, após o contato, e também dos ambientes por onde os cães passaram.

Para participar de projetos como estes, os animais passam por avaliações comportamental e veterinária. O veterinário avalia estado de saúde, cartões de vacina e realiza exames de sangue, por exemplo. A entrada em unidades de saúde só é autorizada após emissão de um atestado sanitário pelo especialista. Documento esse que é repassado ao tutor e apresentado à coordenação do programa e, sempre que necessário, para as instituições.

Ingoh
Ação com animais alegra pacientes do Ingoh
Ingoh
Cachorros promovem terapia assistida em unidade de saúde
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI