Aquele melhor amigo que te dá uma mãozinha sempre... Neste caso, uma pata. É assim o cachorro, da raça Border Collie, Jake que virou atração no interior de São Paulo por ajudar seu dono cadeirantes nas tarefas diárias, como empurrar a cadeira de rodas.
José Rubens Pereira, 46, teve paralisia infantil aos oito meses de idade e ficou paraplégico. Isto não o impediu de fazer atividades que envolvessem animais, como andar de cavalo. Aos 16 anos descobriu que era talentoso na arte de adestrar animais.
Ele começou com os cavalos e aos 24 migrou para cães.
Jake foi presente de um amigo para ser um bom companheiro, mas Pereira afirma que sem nenhuma pressão o cachorrinho começou a ajudar no dia a dia.
“O Jake sempre foi muito companheiro. No começo, eu mostrava o que ele tinha que fazer, sem forçar e ele foi aprendendo. Ele faz o que pedir, ele entende tudo que eu falo. Em troca dou muito carinho", contou o adestrador em entrevista ao G1 (veja aqui).
Além de empurrar a cadeira, Jake busca o jornal no portão, pega a vassoura, abre e fecha portas, coloca objetos nos lugares indicados, leva chave do portão para visitas, quando quer sair avisa o dono e anda sobre duas patas e de costas, só para aumentar a fofura.
Pereira afirma que é bem difícil fazer um cão de outra pessoa realizar este tipo de atividade. O Jake teria estas habilidades, segundo ele, por causa da confiança e da convivência entre eles.
O adestrador relata que não consegue mais viver sem o grande amigo.