Uma cadela recebeu a mais alta condecoração que um animal pode receber no Reino Unido e é considerada, agora, uma heroína de guerra.
Proud to see hero dog Lucca making waves across the pond too - she'll be live on @CBSNews at 12:46 #PDSADickinMedal pic.twitter.com/Svwj8bklzG
— PDSA (@PDSA_HQ) 5 de abril de 2016
Lucca é uma fêmea de pastor alemão que tem um histórico brilhante. Com 12 anos, a cadela já participou de mais de 400 missões bem-sucedidas durante seis anos de serviço como fuzileira naval no Iraque e no Afeganistão. Em nenhuma das patrulhas da qual a cadela participou houve morte de soldados americanos.
Durante uma explosão em missão no Afeganistão ela perdeu uma das patas e sofreu graves queimaduras no peito. A armadilha deixada por rebeldes ligados ao Talibã não feriu nenhum soldado.
Lucca foi levada a uma base militar americana na Alemanha e completou a recuperação em Camp Pendleton (Califórnia, EUA). Após dez dias, a cadela já conseguia andar sobre três patas.
O sargento Chris Willingham adotou a heroína e a levou para Londres, onde ela recebeu a medalha.
Lucca has become a symbol of hope for many, meeting the public at military outreach events #PDSADickinMedal pic.twitter.com/68f1xIgSXz
— PDSA (@PDSA_HQ) 5 de abril de 2016
Segundo os oficiais que acompanham Lucca, mesmo com todo sofrimento ela continuou sempre a mesma cadelinha de sempre. Como responder a tanto carinho? ela se tornou símbolo de superação.
Lucca hasn’t let her injuries stop her and she enjoys a happy and active retirement #PDSADickinMedalhttps://t.co/ruuvICt8Ua
— PDSA (@PDSA_HQ) 5 de abril de 2016
É uma fofura, não?