Você está pensando em levar o animalzinho na viagem de férias? É importante planejar cuidadosamente os detalhes para o transporte e ficar atento as regras nacionais e internacionais.
Providencie com antecedência a documentação do animal. Apesar daquela carinha fofa que você ama, seu bichinho pode ser responsável pela transmissão de doenças que afetam até mesmo os humanos e podem transportar, também, parasitas eventualmente presentes em determinado país e causar danos em outra realidade sanitária.
Para as viagens nacionais, basta o atestado sanitário, emitido pelo veterinário do animal garantindo o bom estado de saúde e a carteira de vacinação antirrábica atualizada. As companhias aéreas fazem exigências específicas sobre o tamanho e material utilizado na caixa de transporte do animal.
Quando a viagem é para o exterior as exigências são maiores e determinadas pelas autoridades dos países. Para saber todos os detalhes para obtenção do passaporte e as regras de cada país, clique aqui.
Para que o animal retorne ao Brasil, é necessário um CVI emitido pelo país de procedência, comprovando a vacinação antirrábica e o tratamento contra parasitas.
Para mais informações acesse o site do Mapa aqui, ou procure o posto de Vigiagro mais perto.