Após os inúmeros memes que circularam nas redes sociais na última quarta-feira (29), o deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) começou uma campanha para que o cachorro vira-lata caramelo se torne o novo símbolo da nota de R$ 200. Anunciada pelo Banco Central, a nova cédula terá como personagem o lobo-guará.
Defensor da causa animal, o deputado criou uma abaixo-assinado online para que o cachorro se torne o símbolo da cédula. Segundo Fred Costa, essa seria uma forma de estimular a adoção, o respeito aos cães sem raça e aos animais de rua.
"Tudo indica que vira-latas 100% só existem no Brasil ou a maior população deles. Em outros países até existem raças misturadas, mas costumam ter menos misturas. Portanto, é justo estar na nota de 200”, escreveu o deputado.
O cachorro vira-lata caramelo é meme na internet há bastante tempo. Nos posts, pessoas das mais variadas regiões do Brasil afirmam que em todas as ruas do país existe ao menos um cão da espécie, extremamente similares uns aos outros.
A cédula anunciada ontem acabou inspirando várias brincadeiras nas redes sociais, inclusive com o vira-lata caramelo e a ema que bicou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A nova nota deve entrar em circulação no próximo mês.