Meu Bichinho

Em tempos de pandemia, adoção de animais deve ser bem avaliada

Reprodução

De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), a população pet no Brasil é de cerca de 140 milhões de animais, entre cães, gatos, peixes, aves, répteis e pequenos mamíferos. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no País existam mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Nas grandes cidades, a cada cinco habitantes há um cachorro, dos quais 10% estão abandonados.

E, agora, a pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe duas situações: pessoas que já possuem um animal de estimação querendo abandoná-lo por medo de serem transmissores da infecção, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) não acontece, ou porque perderam sua fonte de renda; e outras que não possuíam querendo adotar um animal pois passaram a ficar mais tempo em casa e querem alegrar o ambiente. 

Para aqueles que estão certos da decisão de fazer uma adoção responsável, o Grupo Miau Au Au, em parceria com o Estação da Moda Shopping, fará uma ação de adoção no próximo dia 19 de setembro. Cerca de 20 animais, entre cães e gatos adultos e filhotes, estão suas fotos compartilhadas nas redes sociais (Facebook e Instagram) do grupo e do shopping. Os interessados em adotar devem passar previamente por entrevistas onlines, nos perfis do grupo, e sendo aprovados nesta triagem agendarão um horário individual para buscar seu bichinho no Estação da Moda.

Segundo a presidente da Associação de Proteção aos Animais Miau Au Au, Camila Amorim, é importante lembrar que a busca por animais para adotar precisa ser por motivos certos. “Muitas pessoas querem o animal para servir de entretenimento para os filhos que estão sem aulas, outras não conversaram com todos os membros da família sobre a decisão.Mas é preciso pensar em cuidados para a vida toda. Posso dizer que em nosso grupo a procura dobrou, mas o aproveitamento é muito baixo”, diz ela sobre o resultado efetivo de adoções.

Como participar

Para adotar um animal é preciso ser maior de 18 anos e no dia levar um documento de identificação com foto, comprovante de endereço e pagar a taxa de adoção no valor de R$ 40. “A taxa é mínima, para nos ajudar com as despesas básicas de manutenção e resgate dos animais”, explica Camila. Todos os animais disponibilizados para serem adotados são castrados e estão com vacina e vermifugo em dia, lembrando que a vermifugação deve ser feita a cada três meses. 

Normalmente, as feiras para adoção de animais abandonados atraem muitos visitantes, tanto os curiosos para admirar os bichinhos quanto os interessados em ver pessoalmente para tomar a decisão de adotar ou não. No entanto, em razão da pandemia do novo coronavírus os eventos estão proibidos, para evitar a aglomeração de pessoas. Assim, o Estação da Moda Shopping só receberá os candidatos aprovados na triagem virtual e com o horário agendado, para atendimento individual para buscar o pet adotado.

“A triagem será feita através de questionário que iremos enviar pelas redes sociais. É importante a pessoa analisar bem a adoção, pois todos esses animais já foram rejeitados pelo menos uma vez antes e não queremos que eles passem por isso de novo”, destaca a protetora. Ela ressalta ainda que os resgates feitos pelo Grupo Miau Au Au diminuíram, visto que muitas pessoas que apadrinhavam o projeto não estão contribuindo mais, pois perderam seus empregos. Aqueles que quiserem contribuir com a associação pode entrar em contato pelo Facebook ou Instagram.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI