O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM) promove a campanha Outubro Rosa Pet, para conscientizar donos de animais de estimação quanto à importância do diagnóstico precoce de câncer de mama em seus pets.
O médico veterinário Ronaldo Medeiros de Azevedo, presidente da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclipeva Goiás) explicou que os casos de tumores mamários são muito comuns em gatas e em cadelas e que o diagnóstico precoce é importante. "Os donos devem conhecer bem seus animais e levá-los ao veterinário ao notarem qualquer crescimento na pele ou nas mamas". O ideal é levar o pet de uma a duas vezes ao ano ao médico veterinário.
É o profissional que pode fornecer as informações sobre diagnóstico, prognóstico e tratamento. A campanha Outubro Rosa Pet é feita em todo o País todo mês de outubro. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama em humanos.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem cerca de 52,2 milhões de cães no País, estando presentes em 44,3% dos domicílios. Os gatos já somam 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por casa no Brasil.
E os tumores mamários são as lesões mais frequentes em cadelas e a terceira mais frequente em gatas e entre 60% e 90% dos casos são malignos. "Não é que estejam aparecendo mais casos de câncer mamários em animais de estimação. É que antes eles viviam de 5 a 10 anos em média. Hoje, vivem entre 15 e 20 anos", explicou Ronaldo Azevedo.