Buri foi resgatado há três semanas na Ucrânia e sua história está comovendo amantes de animais por todo o mundo - e lembrando sobre as inúmeras espécies que ainda sofrem com cativeiros. O urso foi capturado ainda filhote na Ucrânia e mantido em péssimas contidições em uma jaula, de onde foi retirado por voluntários da Lawrence Anthony Earth Organization Ukraine (LAEO), uma organização sem fins lucrativos.
A gaiola que continha Buri havia sido construída ainda na era da União Soviética, e foi sua casa durante 20 anos - toda sua vida. Pela primeira vez em liberdade, o grupo liderado por Lionel De Lange levou o urso para o Parque Nacional Synevir e a alegria foi tanta de conhecer a neve que Buri foi filmado "abraçando" uma árvore.
"Ele esteve em cativeiro durante a vida toda, e teve um teto sobre a cabeça durante a vida toda", disse Lionel ao Mirror UK. "Ele ficava olhando para o céu, como se estive pensando por que não não tinha nada em cima. Minha noiva chorou muito porque nunca tinha nos visto libertar um urso como ele antes. Vê-lo aproveitar a neve e brincar pela primeira vez foi muito emocionante".
Até recentemente não havia leis na Ucrânia que impedissem o uso de animais para entretenimento, e eles eram mantidos normalmente em casas, restaurantes, circos e outros locais.
Veja o vídeo de Buri na neve: