Uma cobra jiboia foi filmada na pista de caminhada do Parque Flamboyant, no Jardim Goiás, em Goiânia, durante a forte chuva na tarde desta sexta-feira (23). Após o registro, equipe da Gerência de Proteção e Manejo de Fauna da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia informou que esteve no local e não localizaram o animal nos espaços de convivência. A Amma acredita que a serpente tenha voltado para a mata.
A Amma esclareceu ainda que a jiboia não é um animal peçonhento, ou seja, ela não possui veneno e se alimenta de pequenos mamíferos silvestres. A presença dela no parque demonstra que o local se encontra bem cuidado e preservado com as características originais.
A gerente de Proteção e Manejo da Flora e Fauna da Amma, Isabela Saddi informou que há mamíferos, repteis e aves em todos os parques da cidade e isso é bom para o equilíbrio ecológico. “A cobra se alimenta de roedores e pequenos gambás. Essa do vídeo pode ter ficado um pouco desorientada com a quantidade de chuva e sensação térmica e acabou saindo da área verde, que é onde ela fica”, disse.
Saddi informou que a cobra mede, aproximadamente, 1,5 metro e que se a jiboia for capturada, ela será levada ao Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para que seja realizado uma triagem para verificar se o animal está apto pra soltura ou se deverá ser levado a um zoológico ou criadouro.
A Agência alerta ainda que não se dve buscar contato com animais silvestres e qualquer agressão contra os bichos caracteriza crime ambiental, passível de prisão e multa.
Em casos parecidos com este, ao se deparar com um animal assim, o correto é ligar para os bombeiros pelo telefone 193 ou para a Amma pelo 161.