Silenciosa, a depressão chega sem avisar e, quando percebemos, já estamos tomados por ela.
Atualmente, em todo o mundo, 350 milhões de pessoas sofrem com a doença emocional. Entre as causas, tanto fatores biológicos, quanto psicológicos são colocados em questão. Mas, muito mais do que uma tristeza profunda, que é o ápice da doença, é preciso estarmos atentos aos sinais que a depressão nos dá enquanto vai fazendo de nossos corpos sua morada.
Pensando nisso, o Meu Daqui preparou uma lista com 10 sintomas comuns desta doença que servirão como alerta para, caso você se identifique, procure um médico e compartilhe seu estado emocional com ele. Veja:
- Cansaço frequente:
O cansaço excessivo pode ser sim um indício de que a depressão bate à porta. Fique atento se você se sentir constantemente cansado, físico e emocionalmente esgotado e encontrar dificuldades em realizar processos e demandas que em outro momento fazia com facilidade.
- Você deixou de fazer coisas que realmente amava
Não é normal, nem sadio, abandonar atividades que lhe trazem prazer. Sim, o ser humano muda e, com ele seus gostos, mas esteja ciente de que uma prática prazerosa foi substituída por outra ou você pode, assim, estar dando uma brecha para a depressão entrar.
- Sua alimentação está irregular
Em relação à alimentação, a depressão de apresenta de duas formas. A primeira é quando o indivíduo tende a descontar suas frustrações toda na comida. É como se o alimento fosse reconfortante e necessário para suprir o vazio que aquela pessoa sente.
Em outros casos, o que ocorre é uma perda de apetite extrema. E, ao contrário da primeira situação, a segunda torna o ato de comer totalmente descartável.
- Necessidade de ter pessoas queridas por perto
A oscilação de humor é frequente em pessoas depressivas. De uma maneira geral variam o comportamento entre a vontade de ficar sozinho e a necessidade de receber a atenção único e exclusiva de alguém que ama.
- Seu sono não é mais o mesmo
A doença emocional afeta seu sono. E, assim como o sintoma da alimentação, o sono se apresenta em duas formas: a insônia, quando a pessoa não consegue dormir, e a hipersonia, que é o sono excessivo.
- Falta de concentração
A falta de concentração, perda de memória recente e dificuldade para tomar decisões são, também, indícios de que a depressão pode estar chegando.
- Negatividade
É comum que pessoas com quadro depressivo tenham pensamentos negativos constantemente. É como se nunca existisse o ‘lado bom’ da história.
- Alta irritabilidade
Sim, nós vivemos uma rotina cada vez mais estressante. No entanto, é o nosso comportamento, a forma como reagimos, que irá ditar se apresentamos o sintoma depressivo. Preste atenção se você tem se irritado facilmente com coisas que, outrora, não te incomodavam.
- Necessidade de álcool
Quando se está com depressão é comum que a pessoa procure algum vício para descarregar suas emoções. O consumo excessivo de álcool, drogas, jogos e comportamentos imprudentes podem ser um sinal de que a depressão está se fazendo presente em sua vida.
- Você sente mais dores que antes
É comum que pessoas com quadro depressivo tenham mais queixas sobre dores físicas, sejam elas na cabeça, estômago, coluna ou mesmo musculares. Cuidado, a depressão confunde seus sentimentos e é importante que você faça sempre um acompanhamento médico para evitar que este mal te contamine.