Chegou o período de férias, estão todos ansiosos para viajar, mas bate aquele medo de deixar a casa vazia e algo de ruim acontecer... certo? Por isso, vamos listar algumas dicas recomendadas pelo especialista em segurança Marcos Roberto Araújo para evitar que sua casa seja alvo dos bandidos.
Siga as recomendações e aproveite a viagem com mais tranquilidade:
- O melhor seria não deixar a casa sozinha, mas se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente visitar diariamente o imóvel.
- Não passe informações da sua viagem (local, data de saída e data de chegada) para estranhos ou serviçais.
- Se possível, peça para uma pessoa de sua confiança recolher as correspondências, jornais e até os dejetos de cachorro se houver, verificar movimentos estranhos de pessoas rondando a residência.
- Não deixe as luzes acesas durante o dia, pois isso significa ausência de moradores.
- Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.
- Deixe algum telefone de contato com um vizinho, parente ou amigo, para informarem alguma ocorrência.
- Se possível, instale um sistema de monitoramento de alarme e imagens, contratando uma empresa especializada em segurança eletrônica.
- É aconselhável que poucas pessoas saibam do sistema de segurança de sua casa.
- Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria.
- Mantenha sempre atualizada a lista de pessoas autorizadas a acessar o condomínio com destino a sua residência. Seja específico quanto aos dias que algum empregado ou visitante está autorizado a entrar e os dias em que não está. Mencione se empregados ou visitantes podem ou não acessar o condomínio acompanhados.
- Não entregue aos empregados todas as chaves da casa, disponibilize apenas aquelas necessárias para seu ingresso, se possível de portas com mais de uma fechadura para que você possa trancar a casa mesmo que algum empregado possua alguma chave.
- Evite guardar grandes quantias em dinheiro em sua casa. Prefira fazer seguro deles e confiar sua custódia a cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto a sua existência e localização. Sempre que possível instale mais de um, um deles fora de seus aposentos particulares.