O inverno começou oficialmente às 19h34 do dia 20 de junho e promete ser o mais rigoroso dos últimos dois anos. A previsão dos meteorologistas é de que a estação seja mais fria e venha acompanhada com chuva, vento e geada em várias regiões do Brasil.
De acordo com o Climatempo, há possibilidade de possíveis eventos de precipitação de neve nos municípios mais altos das Serras Gaúcha e Catarinense e frio intenso chegando também ao sul da Amazônia. Para quem gosta do frio será a oportunidade de curtir intensamente o período, aproveitando também que as férias de julho estão chegando. Mas a dica também é válida para quem quer deixar os casacos guardados no armário. Vantagens de quem tem o privilégio de morar num país cheio de possibilidades climáticas.
Para escapar de roteiros tradicionais como Serras Gaúchas, Campos do Jordão e praias nordestinas, o site 'Hotel Quando' separou lugares bacanas, que merecem ser explorados tanto por quem quer curtir no frio ou para quem deseja fugir dele. Confira:
Para curtir o frio
Jarinu (SP) - A cidade, localizada a 80 Km da capital paulista, tem o segundo melhor clima do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). É ideal para quem gosta da cultura da roça, degustar de vinhos e cachaças caseiras; comer frutas no pomar, fazer passeios rurais tranquilos, ver a colheita das frutas da estação e ainda provar a boa comida do interior.
Chapecó (SC) - Localizada na região oeste do estado, a cidade foi totalmente planejada e seu traçado é em forma de xadrez. Um passeio imperdível é a visita ao Mirante da Ferradura, caracterizada pela paisagem rústica, exuberante, que leva os turistas por caminhos que beiram as curvas do rio Uruguai, onde tem-se a impressão de estar em um local mágico que vivenciou parte da história dos primeiros moradores de Chapecó, dos balseiros, do ciclo da madeira.
Curitiba (PR) - A cidade é internacionalmente reconhecida pelo tratamento diferenciado que oferece às questões socioambientais, além de ter o sistema de transporte público modelo para o mundo, fazendo da capital paranaense um dos destinos mais requisitados por turistas brasileiros e estrangeiros. Não deixe de fazer o passeio de trem na Serra do Mar paranaense até a vizinha Morretes, uma verdadeira viagem pela história da ferrovia, percorrendo os trilhos emoldurados por rios, cascatas e cânions.
Para fugir do frio
Manaus (AM) - Oferece um lindo passeio de barco no Encontro das Águas, o encontro entre os rios Negro e Solimões. Na praia da Ponta Negra, principal ponto jovem da cidade, é possível caminhar pelo calçadão, praticar esportes e ver apresentações de dança local.
Tibau do Sul (RN) - A praia é ideal para a prática kitesurf (uso de pipa e prancha). Conta também com falésias altas mais ao sul da praia. Vale conhecer a Lagoa de Guaraíras, com manguezais, viveiros de camarões, marés altas e de onde pode ser avistada a torre da igreja da antiga Tibau.
Ilhéus (BA) - A cidade possui o litoral mais extenso entre os municípios do estado. Possui diversos pontos turísticos, dentre eles, patrimônios religiosos, instituições culturais, bairros e povoados, que juntos às suas belíssimas praias, como Avenida Soares Lopes, Ponta da Tulha, Sul, Norte, Batuba e Olivença, formam um lindo espetáculo.