A indústria automobilística deve retomar o crescimento a partir do quarto trimestre de 2016, é o que prevê o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFAVEA - Luiz Moan Yabiku Júnior.
Em contrapartida, a venda de veículos seminovos continua estável e, se você está de olho em um automóvel usado, deve prestar atenção em alguns detalhes antes de fechar o negócio. Pequenos detalhes podem garantir a sua segurança e evitar problemas e gastos futuros.
O engenheiro de serviços da DPaschoal, Leandro Vanni, explica em quais condições devem estar bateria, pneus, amortecedores, suspensão, sistema de ventilação, freios e óleo, para que o futuro proprietário não tenha preocupações com o veículo.
“O primeiro passo é sempre levar o carro para um profissional de confiança, realizar os testes visuais e técnicos para garantir um diagnóstico seguro e real das condições de cada item verificado”, ressalta Vanni. Veja as dicas do engenheiro:
Pneus
Observar se os pneus não estão carecas (abaixo do TWI 1,6 mm), se não apresentam desgaste irregular (o que pode representar despesa extra com pneu e até mesmo com a suspensão). “Nunca se esqueça de verificar a condição do estepe, pois você pode precisar dele quando menos esperar”, lembra Vanni.
Bateria
Observar as condições gerais da bateria, se a caixa não está estufada, os rótulos queimados nas bordas ou algum tipo de vazamento nos polos (zinabre). Além disso, dê cerca de três partidas seguidas no veículo para observar o comportamento da bateria. Para qualquer sintoma descrito acima, será necessário uma investigação maior, pois pode ser necessária a troca da bateria ou manutenção elétrica.
Amortecedores e Suspensão
Em uma análise visual, observar se os amortecedores não apresentam vazamento. Ao rodar com o veículo em um teste prévio, observar se ele apresenta estabilidade em curvas e se a suspensão não faz nenhum tipo de barulho estranho. Quando não puder fazer teste de percurso, comprima a suspensão para verificar o balanço do carro. Veículos que balançam demais podem estar com problemas nos amortecedores, nas molas e outros componentes.
Ventilação
Acione o sistema para verificar se o mesmo está “gelando”. Caso não esteja, pode ser necessária uma manutenção completa do sistema. Se estiver gelando pouco, pode ser realizada apenas a troca de filtros. Aproveite e faça higienização, que evita maus cheiros dentro carro e também a proliferação de ácaros que causam problemas respiratórios.
Freios
Observe, durante teste de trajeto, se há ruídos no momento de acionar os freios ou mesmo a percepção de pedal borrachudo. Esses são indícios de necessidade de manutenção. Com o veículo parado, analise se luzes de anomalia acendem no painel e a altura do freio de mão, que se estiver muito alto demonstra necessidade de ajuste ou manutenção completa do sistema de freios.
Óleo
Caso não tenha a etiqueta fixa no vidro, essa deve ser a primeira coisa a ser trocada.
Alinhamento e balanceamento
“Desgaste irregular de pneus? Necessário verificar o alinhamento. Durante o teste de percurso, caso a direção apresente alguma vibração, realizar balanceamento; se estiver puxando ou volante torto, faça um alinhamento para garantir uma condução estável e segura”, finaliza o engenheiro.