A compra de materiais escolares costuma sempre aterrorizar os pais e responsáveis pelas crianças. Isto por que, além dos produtos subirem de preço a cada semestre, é justamente na ‘volta às aulas’ que os supermercados, papelarias e fabricantes de materiais escolares mais lucram.
Mas para você não ficar no prejuízo, nós preparamos 7 dicas que vão te ajudar a economizar neste período.
Confira:
- Faça as compras ao lado de outros pais
Conhece aquela velha história de que ‘um elefante incomoda muita gente e dois elefantes incomodam muito mais’? Isso faz total sentindo no momento de comprar os materiais escolares. Se junte com outros pais para fazer as compras. Vocês juntos ganham força no momento de negociar descontos maiores.
- O que dá para ser reaproveitado?
Ao invés de checar a lista escolar e ir direto bater à primeira papelaria que encontrar pela esquina, faça um levantamento de todo o material que sobrou do primeiro semestre e veja o que dá para ser reaproveitado.
- Não se deixe levar pelo desejo de seus filhos
A publicidade sempre vai berrar no ouvido dos seus filhos e eles irão reproduzir o discurso nos seus ouvidos. Por isso, esteja preparado! Tenha paciência, converse com seus filhos e explique a real utilidade de cada objeto, mostrando que o que difere é apenas a capa e que isso não é nada demais. Com o tempo eles vão assimilando a ideia.
- À vista tem desconto?
Negocie. Se você está comprando uma lista de materiais, não custa nada fazer a famosa pergunta: “à vista tem desconto”? Você tem grandes chances de conseguir! Portanto, não hesite!
- Pesquise!
Pesquisar ainda é a melhor forma de saber se você está pagando caro em determinado produto. Escolha pelo menos três lugares para fazer a ronda, para só depois começar a comprar.
- Já viu na internet?
Atualmente, muitos produtos apresentam preços menores quando comprados através das lojas virtuais de determinada marca. Algumas delas oferecem, inclusive, frete grátis.
- Recicle materiais
Pegue um caderno usado e deixe ele com aparência de novo. Tire as folhas escritas e seja criativo. Faça colagens e monte um caderno personalizado para seu filho.