O site Grandparents publicou uma entrevista com a dermatologista Patricia Ferris que fez muita gente ficar triste com a notícia de quem uma das únicas coisas que a gente tem certeza de fazer certo na vida pode estar muito errada: tomar banho.
O portal listou dez comportamentos mais comuns e também considerados mais errados durante o banho. Se você tem alguma dúvida que tem algo nesta lista que se encaixa nos seus hábitos, responda apenas à seguinte pergunta: Você tem adaptado seu banho à sua idade?
Se a resposta for não (como a maioria das pessoas), você absolutamente precisa ler isto! Segundo Ferris, conforme envelhecemos nossa pele muda, a tendência é que fique mais seca, por isto é preciso mudar o banho com o passar do tempo. O mesmo vale para o cabelo.
Confira a lista dos erros:
1 - Ignorar os pés
Essa é moleza. Todo mundo lava... ou não! A falta de boas lavadas nos nossos queridos pés é um dos maiores motivos para a apariação de fungos e bactérias. E tem um detalhe importante também: você se lembra de lavar entre os dedos. E usar sabonete suave? Melhor mudar isto já.
2 - O local onde a esponja é deixada
Acabou o banho e pendurou NO BOX!
Dermatologistas afirmam que todos os tipos de vermes, bactérias, fungos e demais seres nojetinhos se proliferam em esponjas que não foram devidamente secas. Elas alojam células mortas, alimento perfeito para estes seres indesejáveis.
O certo é retirar o excesso de água e guardar em local seco.
3 - Esfregar a toalha no corpo
Na pressa do dia a dia e a toalha que deveria ser colocada suavemente sobre a pele passa como uma lixa. Pelo menos este é o efeito na pele quando passamos uma toalha com força no corpo.
4 - Lavar ou não lavar o cabelo todo o dia?
Não lavar! Pessoas com cabelos finos ou delicados deveriam evitar o uso frequente de xampu, segundo o site Grandparents. O certo, para este grupo, é lavar as madeixas somente duas vezes por semana. O hábito garante produção natural de óleo que contribui na hidratação.
O assunto é ainda mais sérios para cabelos mais grossos e encaracolados. Quem participa deste grupo deve usar xampu somente uma vez por semana.
5 - Hidrante e você
Acabou o banho, sentou na cama, pegou o celular. Por que não ligar a TV? Essa, com certeza, é da série quem nunca e, com certeza absoluta dos dermatologistas, também da série você está fazendo isso errado.
A pele deve ser hidratada enquanto ainda está úmida. O recomendado é secar o corpo levemente e passar hidratante logo depois.
6 - Exercício mais pausinha para respirar
Também é um erro. Exercício deve ser seguido de banho imediato e não é só por causa do cheiro. A transpiração que fica impregnada na nossa pele também permite a proliferação de bactérias causando coceiras e erupções cutâneas.
7 - Horas no banho
Pelo bem da sua pele e do planeta, não mais que dez minutos. Banho demorado é relaxante, mas resseca a pele.
8 - Condicionador para todo o lado
Condicionador deve ser usado em pouca quantidade e... somente ao longo do cabelo...?... Definitivamente, não! O produto deve ser passado primeiro nas raízes e depois espalhado.
9 - Banho quente
Uma delícia perigosa. O site afirma que o correto depois de um banho quente é tomar uma ducha fria.
Alguns dermatologistas indicam "colocar a água na temperatura mais fria possível durante 30 segundos antes de sair do banho". O procedimento seria bom para pele e também para ajudar em várias áreas, até mesmo para perder peso. A ducha fria garante maior tolerância ao estresse, sistema imune mais forte, queima de gordura e tem efeitos antidepressivos.
10 - Secar os cabelos com toalha molhada
Secou o corpo, pegou a tolha e enrolou na cabeça. Que simples! Só que não!
Esse hábito está ligado à calvice, além de outros diversos problemas ligados ao cabelo e couro cabeludo. O correto é retirar o excesso de água e passar a toalha suavemente.
O que você fazia errado?