Black Friday é sinônimo de felicidade! Pelo menos para o bolso do consumidor. A “sexta-feira negra”, que acontece anualmente na última sexta do mês de novembro, é um cardápio cheio de ofertas e, consequentemente, um grande atrativo para os consumidores de carteirinha e para os que querem antecipar as compras de Natal. Na internet, os descontos tendem a ser ainda mais generosos, mas muita gente tem medo de se arriscar no mundo virtual.
Para evitar contratempos e golpes, o advogado especialista em direito digital, Rafael Maciel, preparou algumas dicas para te ajudar a não cair em nenhuma cilada. Veja:
- Analise a reputação da(s) loja(s) em que se pretende realizar as compras. Em sites de reclamações e, até, nas próprias redes sociais das marcas é possível ver quais as principais queixas de quem já comprou.
- Atente-se aos detalhes: “é necessário conferir se o endereço da página é criptografado (com cadeado no navegador) e foi digitado corretamente”, explica o advogado.
- Observe se há erros ortográficos nas informações sobre os produtos. Lojas confiáveis dificilmente erram nesse aspecto.
- Verifique se no link do site acessado consta o protocolo “https” antes do “www”. Isto indica que o site pagou pelo certificado de segurança e atesta a proteção dos dados do cliente por meio de criptografia. Esta medida serve para que as informações dos cartões de crédito não sejam clonadas ou roubadas.