Dentro de uma alimentação equilibrada, alguns itens fornecem ao organismo compostos que exercem efeito benéfico a nossa saúde. Como o corpo humano necessita de uma dieta sadia, rica em nutrientes, isto pode ser alcançado com partes de produtos que normalmente são desprezadas.
No estudo sobre a composição mineral em cascas de frutas concluiu que a análise em maracujá, melão e mamão, por exemplo, apresentaram teores de nutrientes maiores do que os das suas partes comestíveis. Sendo assim, as cascas das frutas podem ser consideradas como fonte alternativa de nutrientes.
Os minerais são vitais para o bom funcionamento do corpo humano e as frutas são consideradas as principais fontes dessas substâncias. Por isso, é muito importante o aproveitamento integral dos alimentos, pois, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional do que você costuma comer, reduz o desperdício de alimentos e torna possível a criação de novas receitas.
O Chef Leonardo Carvalho, da Unilever, dá algumas dicas para reaproveitar os alimentos que você tem na geladeira e transformar em receitas incríveis:
- Quando não for possível utilizar as sobras na preparação do cardápio principal, utilize-as como preparações secundárias. Por exemplo: a casca da sua fruta pode virar um suco ou chá!
- Tome cuidado com a técnica: descascar uma cenoura com a faca irá retirar muito mais partes do alimento do que o necessário. Utilizar um descascador de legumes há menor chance de desperdício!
- Conserve as preparações que sobraram na geladeira para diminuir riscos de crescimento bactérias!