Considerados como alimentos funcionais, além de nutrir eles desempenham papel importante na redução do risco de doenças graves como o câncer e a diabetes, entre outras.
Mas quem diria que o pequi, além de gostoso, ajudaria a sua saúde?! Na listinha que criamos pra vocês com 10 alimentos que vão melhorar (e muito) sua saúde, outros ingredientes vão te surpreender!
Confira abaixo a lista dos tipos de alimentos funcionais:
Soja e derivados: Reduzem os sintomas da menopausa. Além disso, as proteínas da soja possuem efeito na redução do colesterol.
Peixes como sardinha, salmão, atum, anchova e arenque: Contêm ômega 3, que possui efeito na redução do colesterol ruim, além de terem ação anti-inflamatória. O ômega 3 também é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém-nascidos. Para as grávidas, a dica é fundamental!
Chá-verde, cereja, amora, framboesa, mirtilo, uva roxa e vinho tinto: Possuem em comum uma substância chamada catequina, que reduz a incidência de certos tipos de câncer e reduz o colesterol.
Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho e melancia: Possuem em comum uma substância chamada licopeno, que também ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Se consumido com frequência, pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata.
Folhas verdes, pequi (ôpa, goianada) e milho: Protegem mais especificamente contra aos efeitos da vista cansada, mais comum em pessoas mais velhas.
Cereais integrais (aveia, centeio, cevada, farelo de trigo), leguminosas (soja, feijão, ervilha), hortaliças com talos e frutas com casca: Possuem fibras com potencial de reduzir o risco do câncer de cólon, melhoram o funcionamento intestinal, ajudam no controle da taxa de açúcar no sangue e no tratamento da obesidade, pois dão maior sensação de saciedade.
Raiz de chicória e batata: Possuem potencial de melhorar a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino.
Leites fermentados, iogurtes e outros produtos lácteos fermentados: Reduzem o risco de constipação e câncer de cólon.
Alho e cebola: Diminuem o colesterol e a pressão sanguínea, além de melhorar o sistema imunológico e reduzir risco de câncer gástrico.
Maçã, manjericão e caju: Possuem efeito antisséptico e ajudam os vasos sanguíneos.