Minha dica é

Cuidado para a maquiagem não prejudicar seus olhos

Usar maquiagem, produtos para cabelo e pele faz parte do dia a dia da maioria das mulheres, mas é preciso ter cuidado na escolha, uso e manutenção dos produtos. 

Veja como não ter problema

Os problemas mais comuns são olho seco, vermelhidão, alergia, conjuntivite e blefarite (inflamação nas pálpebras).

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, autor de dois estudos sobre os danos causados aos olhos pelo mau uso de cosméticos, um especialista deve ser procurado em casos de visão embaçada, inchaço nas pálpebras, coceira, secreção, sensação de areia nos olhos ou aversão à luz.

Ele ressalta que as mulheres devem tomar cuidado na seleção, aplicação e remoção do make-up.  Os erros mais comuns são o armazenamento inadequado, uso de produtos vencidos e o compartilhamento.

Confira algumas dicas para não ter problema:

Aplicação segura

"Usar lápis ou delineador na borda interna das pálpebras facilita a penetração no olho. Pode resultar em um desequilíbrio do PH da lágrima e desencadear olho seco, alergia, conjuntivite tóxica ou blefarite acompanhada de terçol", afirma. 

Quem usa lente de contato deve tomar cuidado redobrado e colocar antes da maquiagem para evitar a penetração de resíduos entre a lente e a córnea.

Compartilhar com amigas ou testar produtos no mostruário das lojas é outro hábito perigoso. Isso porque, cada pessoa tem uma flora bacteriana nos olhos e o uso em comum pode causar conjuntivite viral ou bacteriana. 

Remoção

O especialista ensina retirar as lentes de contato antes de dormir e remover toda a maquiagem com movimentos da borda externa dos olhos em direção ao nariz. Isso porque, explica, movimentos no sentido contrário podem desprender a pálpebra inferior do globo ocular e facilitar a penetração de impurezas nos olhos.  
Mulheres que tem pele oleosa devem dar preferência à remoção com  xampu infantil que  não irrita os olhos e elimina toda a oleosidade. 

Como identificar produtos vencidos

O oftalmologista afirma que alteração na cor, cheiro ou textura da maquiagem e outros cosméticos indica produto vencido, mesmo quando o prazo de validade ainda não expirou. Para conservar os produtos de beleza por mais tempo recomenda não compartilhar com as amigas, lavar esponjas e pincéis, armazenar em locais limpos, secos e ventilados.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI